Mapa da Ideologia na Web

Via GJOL e me rendeu boas risadas no fim da noite:

Mapa Ideologico da Rede

O mapa distribui entre os eixos Bens Livres / Mercado e Confiança / Ceticismo alguns dos maiores pensadores de redes e mídias sociais da atualidade. De rolar de rir! E um belo check-list para quem quer estudar sério.

Nos comments do GJOL alguém propõe fazer um mapa tupiniquim… unilateral? não sei se daria certo… mas me lembro de um app que derivava a sua orientação política apartir de uma série de perguntas e respostas; dava para bolar um desses para a orientação ideológica de redes, não?

No mais, senti falta do Raymond ali… se o Stallman é extrema esquerda… onde fica a Catedral e o Bazar? E achei aquele meio de campo meio que ‘tirar o corpo fora’. McLuhan é bastante ‘Confiança’ e Lessig bastaaante ‘Bens Livres’, por exemplo.

traças e livros (livres)

sei que falta de tempo é desculpa de blogueiro frustrado… mas por muito tempo não fui blogueiro e por algum andei frustrado, acho que vale.

em todo caso, esse micropost é só para pontuar algumas coisas:

  1. Lancei o novo Jornal de Debates. Comentem, critiquem, debatam!
  2. Lancei o projeto Livro Livre. Leiam, registrem, libertem!
  3. A coisa ficou feia no PL do Azedante/Mercaredo. Vale ler, debater e até resmungar. Mas nada de assinar sem ler ;)
  4. Tem bastante gente de olho no banner do senado. Como diz o Dória, é pouco perto dos milhões do dia-a-dia, mas de grão em grão…

e agora… de volta a clausúra :)

#elmalak #rodaviva aprendizado barcamp botecamp boteco colaborativo colaboração comunidade comunidades conversas cultura digital debate desenvolvimento drupal estatística estudio livre fragmento gambiarra gráfico jabber jornal de debates jornalismo colaborativo livro livro livre messenger midias sociais msn nepotismodobem networking nob paulo markun quotably redes redes sociais ruído social media trabalho tropicalismo tvcultura tv publica twitteiros twittequila twitter web20